XV Janela reinaugura o São Luiz com filme cotado para o Oscar
- Pedro Magulha
- 18 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Evento contará com a exibição de mais de 100 filmes, entre eles o aguardado Ainda Estou Aqui, em pré-estreia

Após dois anos fechado para reforma, o Cinema São Luiz terá sua reabertura oficial na sexta-feira (1º) com o XV Janela Internacional de Cinema do Recife. O evento que ocorrerá até o dia 8 exibirá filmes de diversos países da França à China. Como principal destaque, está a película “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, longa-metragem cotado para representar o Brasil no Oscar.
O Janela foi criado pelos diretores artísticos Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux e é organizado anualmente desde 2008. Na edição deste ano, o evento exibirá mais de 100 filmes, entre longas e curtas-metragens, distribuídos em cerca de 55 sessões. Além do Cinema São Luiz, também haverá exibições no Cinema do Museu.

Luiz Joaquim é jornalista, curador e editor do portal “Cinema Escrito”, e destaca a importância de um festival dessa magnitude para a cultura pernambucana. “É incomensurável porque ele adianta para o público recifense alguns filmes, muitos deles muito importantes, que foram destaques em festivais. O caso de um festival, de estar concentrado em uma semana, provoca um atrito interessante nas pessoas, porque todo mundo fica falando ao mesmo tempo sobre a mesma coisa, isso é muito é produtivo e algo extremamente rico”, declarou.

Entre os filmes que serão exibidos, o que mais chama a atenção é “Ainda Estou Aqui”, que contará com uma exibição seguida de um debate com a presença do diretor Walter Salles. O destaque para o longa-metragem se dá devido à expectativa dele ser o representante brasileiro a concorrer para uma vaga na premiação do Oscar.
O estudante de rádio, TV e internet Elias Moraes pretende frequentar o evento e comenta a razão de sua expectativa. “Não sou um dos maiores cinéfilos do mundo, mas estou bem animado para o Janela. Acho que vai ser uma ótima chance de ver produções diferentes, especialmente aquelas que a gente não encontra nos cinemas de shopping”, declarou.
E ele ainda complementa. “Sem dúvidas o filme que eu mais estou ansioso para assistir é “Ainda Estou Aqui”. Com gigantes, como o diretor Walter Salles e atores como Fernanda Torres e Selton Mello, não tem como ser ruim. Estou muito animado com esse filme, acho que vai emocionar bastante e é uma ótima oportunidade para valorizar ainda mais o cinema brasileiro”.
O XV Janela Internacional de Cinema acontece entre os dias 1º e 8 de novembro. Para verificar a programação do evento, basta acessar o site, https://janeladecinema.com.br/programacao/. Os ingressos têm valor de R$ 5 e já estão disponíveis para compra através do link https://tinyurl.com/24e9sjse.
Comments