Unicap comemora 81 anos com missa especial e show de MPB
- Álex Souza & Bianca Santos
- 4 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
Espetáculo “Vai Passar”, com entrada gratuita, é inspirado na redemocratização do Brasil e traz canções de grandes nomes

Álex Souza, Bianca Santos, Christian Vitor e Raphael Brasil
Para comemorar seus 81 anos de fundação, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) preparou, na última sexta-feira (27), uma programação especial com missa na capela da instituição, seguida de um show do grupo MPB Unicap no auditório Antônio Vieira (G2). A apresentação teve como tema a redemocratização do Brasil e contou com um repertório de canções de artistas renomados da música popular brasileira, como Chico Buarque, Milton Nascimento e Gonzaguinha, entre outros.

O evento, de caráter educativo, foi fruto da iniciativa de alguns professores da Cátedra de Direitos Humanos da Universidade em colaboração com Percy Marques, diretor musical do MPB Unicap. “O Brasil estava cansado de ter seus representantes eleitos indiretamente. Queríamos votar diretamente em nossos representantes. Foi assim que surgiu a ideia de contar essa história”, explica. Sobre a simbologia do evento, ele complementa: “A importância desse espetáculo é grande, porque dos 81 anos da Unicap, nosso grupo MPB Unicap tem 40 anos. É o espetáculo do ano da nossa equipe”.
Para Thais Lima, cantora e assessora de mídias da banda, o MPB Unicap conquistou seu coração pela forma como o grupo narra a história do Brasil, por meio de músicas. “Vi uma oportunidade de aprofundar meu conhecimento sobre a música brasileira. Sempre amei cantar e contar histórias, então achei que seria um ótimo encaixe na minha vida e tem sido fantástico. É muito legal emocionar, ensinar as pessoas através da música e se conectar com elas de tantas maneiras diferentes”, afirma.
Os ensaios do grupo ocorreram desde o início deste ano, sempre aos sábados, em uma salinha da Universidade, onde puderam compor e articular os arranjos, montando um conjunto de canções para melhor atender a temática, pois sabiam que essa seria uma temporada especial. “Nós estamos completando 40 anos da redemocratização, tendo como marco 1984, quando começou o movimento Diretas Já, e o espetáculo conta a história desse acontecimento. É um show muito importante e que ainda vai reverberar até o próximo ano”, aposta Percy.
Aline Grego, professora do curso de jornalismo, acredita que o tema escolhido pelo MPB Unicap tem uma relação direta com a liberdade de imprensa. “A redemocratização começa a acontecer justamente no momento no qual eu tinha pouco tempo de formada. A partir desse período, poder desfrutar de mais liberdade para apurar casos e fazer denúncias foram determinantes para o aprimoramento do próprio jornalismo que até então era licenciado e censurado”, lembra.
O MPB Unicap foi fundado em 1983 pelo professor de do curso de direito Armando da Costa Carvalho. Após assistir a um show do seresteiro Sílvio Caldas, conhecido por contar as histórias por trás das canções, Armando se inspirou a expandir esse conceito para a comunidade acadêmica. E até hoje o grupo realiza shows abordando um período histórico nas suas apresentações, misturando a arte e a didática. O grupo é composto por alunos, ex-alunos e funcionários da universidade.
コメント