Unicap celebra legado do professor Celso Marconi
- Álex Souza & Bianca Santos
- 25 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Evento foi aberto ao público e contou com a presença da viúva de Celso, Trudy Keusen, do antropólogo Antônio Motta e do crítico de cinema Luiz Joaquim

Na tarde da última sexta-feira (18), o curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) promoveu o encontro “O Legado de Celso Marconi”, para homenagear a trajetória de uma das maiores referências do jornalismo cultural e do cinema pernambucano. A finalidade do evento, que aconteceu no auditório Dom Hélder, no Bloco A, foi doar parte do acervo bibliográfico do autor para os estudantes e para a biblioteca da Unicap.
O ex-professor da Unicap, que faleceu aos 93 anos, em Olinda, no dia 2 de janeiro deste ano, teve um papel fundamental no cenário cultural pernambucano. Os livros doados para os estudantes foram fruto de uma análise e retrospectiva do cinema brasileiro. A viúva de Celso, Trudy Keusen, explicou que era um desejo do crítico de cinema preservar a sua obra para as futuras gerações. “Ele estava muito doente no ano passado e me pedia muito que não deixasse se acabar [os livros], que eu os doasse para as pessoas aproveitarem”. O momento foi importante para Keusen, pela história que Marconi construiu na universidade. “Eu estou extremamente feliz e eu acho que ele deve estar muito feliz também, estou muito emocionada”, completa. Como parte da homenagem, exemplares dos volumes I e II da ‘Obra Jornalística de Celso Marconi - Cinema Brasileiro’ foram distribuídos aos presentes.

Autor do livro “Celso Marconi: O Senhor do Tempo” e ex-aluno do curso de jornalismo da Unicap, Luiz Joaquim contou que o título da biografia não foi escolhido à toa. “Celso não pertencia a nenhum tempo. Ele era constantemente moderno, engajado e comprometido com o que acreditava e com o que produziu”, comentou Joaquim, que definiu o crítico de cinema como um intelectual multifacetado e atemporal. Ele leu trechos sobre o jornalista, abordando o contexto histórico e cultural de sua vida e trabalho, enfatizando sua importância para a política e a cultura pernambucana.
Além dos acadêmicos e docentes da Unicap presentes, o evento foi escolhido pelo estudante do terceiro ano do ensino médio, Gabriel Makley, para aumentar o repertório bibliográfico, ele conta que isso ajudará na construção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que irá fazer no mês de novembro. “Eu procuro explorar várias áreas, e tenho muito interesse pelo antropólogo que veio, e eu gosto muito de cinema. Por isso eu vim” explica.
Gabriel foi acompanhado da amiga Ellen Beatriz, que pretende cursar jornalismo. “Toda oportunidade que tem de ser aberto ao público eu venho para participar e para me mostrar já nesse ambiente. Eu acho que não tem por que eu não vim” relatou.

TRAJETÓRIA – Ao longo de sua carreira, Celso Marconi foi diretor do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) e crítico de cinema no Jornal do Commercio. Também atuou como diretor do Cineteatro do Parque e do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (Mispe), além de dirigir mais de 20 filmes. Foi gestor da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e professor de cinema no curso de jornalismo da Unicap.
Comments