top of page

Restauro de estrutura da Ponte Giratória deve durar 18 meses

  • Foto do escritor: Maria Júlia Holanda
    Maria Júlia Holanda
  • 1 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Obras são retomadas após quase um ano de paralisação, com previsão de conclusão para março de 2026 



As obras de restauração da Ponte Giratória, oficialmente chamada Ponte 12 de Setembro e que liga o Bairro do Recife ao bairro de São José, foram retomadas neste mês de outubro, após quase um ano de paralisação. A expectativa é que a ponte seja reaberta ao trânsito em 18 meses, oferecendo uma nova estrutura para veículos e pedestres.


O processo de reconstrução da Ponte Giratória teve início em 2023, quando foi necessária a primeira interdição. Contudo, durante a execução das obras, foram identificados graves problemas estruturais que exigiram uma revisão completa do planejamento. “Quando estávamos no último vão, trabalhando no processo de apiloamento, identificamos um comprometimento na estrutura, tanto na ferragem quanto na protensão. Isso nos obrigou a abrir um novo processo licitatório para estudo e análise das patologias”, explica Gabriela Buarque, diretora de manutenção e urbanismo do Recife.



Durante o período de interdição, a ponte permanece fechada para veículos e pedestres, o que impacta o trânsito na capital pernambucana e obriga o desvio de rotas de ônibus para a Ponte Maurício de Nassau e a Av. Martins de Barros. A reabertura da ponte é aguardada pela população, mas a Emlurb, responsável pela obra, estima a entrega apenas para março de 2026. “Os serviços incluem o reforço nas ferragens e proteções, reforço das vigas internas, a recuperação do tabuleiro e uma nova cobertura para as vigas. Com um novo contrato e planejamento, estamos ainda nos estágios iniciais da obra, e o prazo de conclusão é de 18 meses”, acrescenta Gabriela Buarque.


A reportagem do Entrepontes entrou em contato com a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) para avaliar o impacto da interdição no trânsito local. Em resposta, a assessoria afirmou que a interdição da Ponte Giratória não causou impactos significativos no fluxo.

Comments


bottom of page