Requalificação do Mercado de São José impulsiona empregos
- Letícia Prado
- 7 de abr.
- 1 min de leitura
Revitalização do espaço histórico movimenta economia e gera expectativa no centro do Recife

A requalificação do Mercado de São José tem impulsionado a empregabilidade no Recife. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a construção civil registrou um saldo positivo de 407 novas vagas na capital pernambucana no último mês, refletindo a retomada dos investimentos em infraestrutura e revitalização urbana.
A obra, conduzida pela Prefeitura do Recife (PCR), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Ministério da Cultura (MinC), tem gerado empregos locais na área de engenharia civil. Os órgãos competentes foram contatados pela reportagem do Entrepontes acerca dos dados de empregabilidade da obra em questão, porém não houve retorno até o fechamento desta matéria.

Com a obra em andamento, comerciantes aguardam a reabertura, prevista para o primeiro semestre de 2026. Kleber Duarte, diretor de artesanato da Associação do Mercado de São José, vê a revitalização como oportunidade de recuperação econômica para os feirantes, que atualmente estão em um espaço provisório localizado atrás da edificação, por conta das obras.
“O mercado, por si só, se vende. Com essa reforma, ele passará a contar com um mezanino, restaurante e outras atrações, além do Novotel ao lado e do Centro de Convenções, essa área do bairro de São José terá um ‘up’, atingindo novos públicos. Além disso, uma classe econômica com maior poder aquisitivo também passará a frequentar o espaço”, comenta.
É consenso entre os participantes que a revitalização do Mercado de São José não só recupera um espaço histórico, como também impulsiona a economia local e fortalece o comércio em Recife.
Comments