Repórteres do Entrepontes recebem crachás de identificação
- Entrepontes
- 25 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2024
Entrega ocorreu na redação do jornal, no 5º andar do Bloco A da Unicap, e marcou a segunda etapa da disciplina de Reportagem e Edição de Textos

Da Redação
A tarde dessa sexta-feira (25) foi especial para os 27 repórteres que fazem parte da redação do Jornal Laboratorial Entrepontes, com a entrega dos crachás de identificação para os alunos do 3º período do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A ocasião marcou o início da segunda fase da disciplina de Reportagem e Edição em Textos, já que agora os estudantes farão reportagens individuais.
O Entrepontes estreou na Internet no dia 18 de setembro como parte prática da formação dos alunos da disciplina de texto do semestre, que é lecionada pelo prof. Dario Brito e conta com a mestranda Laís Arcanjo (PPG Ciências da Linguagem) como estagiária de docência. Semanalmente, o jornal apresenta dezenas de matérias produzidas integralmente pelos estudantes e divididas em cinco editorias: cidades, cultura, economia, esportes e política. Além dos textos, os repórteres ainda criam conteúdos extras para as redes sociais, fotos, infografias, áudios e vídeos.

Atualmente, são mais de 60 matérias publicadas no veículo que cobre notícias da capital pernambucana dos bairros da Boa Vista, Santo Amaro e Bairro do Recife, caracterizando-se, assim, como um jornal hiperlocal. O conteúdo pode ser acessado pelo site www.entrepontes.com.br e o Entrepontes ainda possui perfil no Instagram (@jornalentrepontes), Spotify (Entrepontes) e no YouTube (canal Jornal Entrepontes).
Os crachás, que foram entregues aos alunos da turma logo no início da tarde, trazem elementos que remetem à logomarca do jornal e acabaram com uma expectativa que já durava algumas semanas, já que os alunos não sabiam exatamente qual seria a estética final da peça. “Levei em consideração a identidade visual e as informações mais relevantes para identificar os repórteres, como os nomes dos alunos e as funções que desempenham no Entrepontes. Também foi nossa intenção mostrar que estamos ligados à Universidade Católica de Pernambuco, o que garante a credibilidade do veículo”, lembra Laís, responsável pela criação dos crachás.
Toda a presença digital do veículo segue a identidade visual que foi criada por uma das alunas da turma, Maria Júlia Holanda, que, além de repórter, também ocupou a função de designer do projeto. “Pesquisei várias pontes do Recife e, como a Ponte de Ferro é a mais icônica e diferente da cidade, usei como principal inspiração para a logo. As cores escolhidas foram justamente as que seguiam o padrão de cor da universidade”, explica a repórter, que chegou a cursar um ano de design antes de optar pelo jornalismo.
Nos dois primeiros meses do Entrepontes, todos os alunos da disciplina se organizaram em duplas para produzir as reportagens. Eles participaram da construção das edições em reuniões de pauta semanais, organizadas por editorias e que refletiam o ambiente experimentado numa redação. Todo o processo, desde a própria escolha do nome do jornal, foi coletivo.
A entrega dos crachás é uma espécie de “rito de passagem” para quem cursa a disciplina, como explica o prof. Dario Brito. “É um momento importante não só no 3º período, como dentro do próprio curso de jornalismo e que simboliza a responsabilidade com a profissão. Agora, os repórteres, ao apurar as notícias nas ruas, nos órgãos oficiais e diante dos entrevistados, estão representando também um veículo e levam consigo o compromisso de manter a credibilidade e a seriedade deste jornal”, analisa.
A disciplina de Reportagem e Edição em Textos segue seu fluxo normal até o início do mês dezembro, quando a atual turma se despedirá do conteúdo semanal do veículo, durante as provas do 2º GQ, encerrando o período letivo 2024.2. A partir do próximo semestre, outra turma assume o conteúdo semanal enquanto os atuais repórteres passarão para outras funções no Entrepontes.
Muito bom!!!
Parabéns!!