Projeto da Unicap integra alunos de Jornalismo com a Rede Municipal
- Gabriel Quintella & Júlia Nazário
- 26 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Turma do 3º período vai aplicar práticas educomunicativas junto aos estudantes da Escola General Emídio Barreto até dezembro

Alunos do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) estarão à frente de um projeto educomunicativo com os estudantes do 5º ano da Escola Municipal General Emídio Barreto, em Santo Amaro. A iniciativa nasceu durante a disciplina de Projeto Integrador II (3º período), ministrada pela professora e educomunicadora Andréa Trigueiro, e as atividades vão acontecer entre os meses de setembro e dezembro.
“As experiências educomunicativas são ações construtivas, que envolvem as pessoas num protagonismo infantojuvenil, e levam a um processo de consciência crítica”, explica a educadora, que aposta nos benefícios dessa integração. A educomunicação é a utilização de mídias no processo de aprendizado. Ela permite o aprofundamento de tópicos como a educação midiática, mas vai além: sua prática coloca o estudante como protagonista, à medida que constrói conceito de igualdade e

incentiva o pensamento crítico e o questionamento constante.
O projeto consiste em oficinas que serão organizadas pelos alunos da universidade: mídias sonoras; mídia audiovisual; texto e legendas; foto e design; e educação midiática. Todas as segundas-feiras, os universitários apresentarão um conteúdo educativo e dinâmico a partir do conhecimento que obtiveram no curso.
A aluna Ana Clara Robalinho é uma das que vão conduzir as oficinas e relata sua expectativa em relação ao projeto: “Acredito que ensinar para crianças dessa faixa etária pode ser desafiador, mas extremamente gratificante também.”
Durante o período de aulas, os estudantes da rede municipal serão apresentados à Unicap, onde acontecerão as oficinas, sendo divididos em pequenos grupos. O objetivo é desenvolver e aprimorar as habilidades comunicativas das crianças. A professora Claudia Simone, da Escola General Emídio Barreto, abraçou o projeto e reforça sua importância: “Uma experiência única para os alunos poderem sair e frequentar um ambiente universitário. Que eles sejam capazes de sonhar e acreditar que vão poder ser profissionais de qualquer área”.
Comments