top of page

Preço do chocolate dispara e preocupa lojistas

  • Foto do escritor: Letícia Cavalcanti
    Letícia Cavalcanti
  • 13 de abr.
  • 2 min de leitura

Comerciantes buscam alternativas para driblar o valor do produto às vésperas da Páscoa



O valor do cacau disparou 190% nos últimos dois anos e isso vem afetando as vendas de chocolate neste mês de abril, um dos mais aguardados do ano para os comerciantes. A crise na produção internacional do fruto elevou custos e fez os preços dos produtos típicos da Páscoa subirem. Diante do cenário, lojistas buscam alternativas para manter as vendas durante a Semana Santa.


Por causa desses problemas, vendedores tiveram que buscar outras alternativas. Muitas lojas e empresas diminuíram as embalagens dos produtos e reduziram a quantidade de gramas do cacau. Houve também mistura de sabores, incrementando o chocolate com outros alimentos, mas com elevação do preço.


O preço da commodity está elevado devido a fatores globais que impactam diretamente o seu valor. O professor de economia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Enildo Meira explica os motivos da alta: “A elevação do preço dos ovos de Páscoa se deve à diminuição da oferta da matéria-prima no mercado internacional e à valorização do dólar aqui no Brasil”. 


O diretor de expansão da Cacau Show, Arlan Roque, relata que o impacto do valor do fruto influenciou em outros caminhos para venda: “Realizamos lançamento de produtos que nos permitissem manter a qualidade de oferecer chocolate puro ao nosso consumidor com incrementos de sabores e novos formatos”. 


 Arlan Roque, diretor de Expansão da Cacau Show
 Arlan Roque, diretor de Expansão da Cacau Show


O período pós Páscoa também vai ser atingido com o valor alto do chocolate, devido às mudanças climáticas em países produtores e doenças que prejudicam as plantas. Mesmo diante dos desafios no mercado internacional e da alta nos preços, a expectativa do setor é que o espírito da Páscoa se mantenha vivo nas famílias brasileiras — ainda que com adaptações. Para muitos consumidores, a celebração vai além do consumo e encontra outras formas de manter a tradição sem pesar tanto no bolso.



Yorumlar


bottom of page