Poste pega fogo e ocasiona queda de energia na Boa Vista
- Milena Freire
- 18 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Comerciantes sofrem com a falta de eletricidade nas proximidades da Rua do Príncipe

Comerciantes locais do bairro da Boa Vista, nas proximidades da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), situada no município do Recife, informaram presenciar queda de energia na manhã desta última terça-feira (29). No mesmo dia, funcionários da Neoenergia foram ao local e, algumas horas depois, o problema foi resolvido. Ao ser questionada, a empresa comunicou o que havia ocorrido: fios de telecomunicação presentes num poste de eletricidade, muitos colocados de maneira irregular, pegaram fogo.
O comerciante José Severino, que trabalha há 4 anos na Avenida Conde da Boa Vista, relatou os desafios que ele e outros colegas de trabalho enfrentam diariamente. “Esses fios atrapalham, já aconteceu de pegar fogo várias vezes. Alguns deles ficam soltos, em cima de nossas tendas. Já solicitamos que retirassem, mas demora”, comentou José, frustrado com a ausência de suporte. Dono da Budega do Gordo, localizada também no bairro da Boa Vista, Josildo reforçou sua preocupação com o estabelecimento. “Isso acaba afastando cliente. O problema é que, às vezes, eles [funcionários da distribuidora] vêm retirar [os fios], mas uma semana depois já têm gente colocando de novo”, disse Josildo.
O engenheiro eletricista Glauber Duarte explica que para que as empresas de telecomunicação possam instalar cabos nos postes, precisam seguir algumas regras exigidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), porém a realidade é que muitas não o fazem, recorrendo a recursos não permitidos. “O que acontece, muitas vezes, é que o tipo de instalação que elas [empresas que atuam de forma irregular] utilizam, requer energização de equipamentos nos postes para poder alcançar moradores mais distantes. O correto seria não utilizar nenhum tipo de eletricidade. É o que as empresas, que seguem o padrão determinado, fazem”, informou Glauber.

A Anatel, responsável por realizar a fiscalização, foi procurada para trazer maior esclarecimento. Em nota, disse que “quaisquer demandas relacionadas ao cabeamento aéreo e/ou postes e demais correlatos de rede externa são de responsabilidade primária das distribuidoras de energia elétrica. A Anatel atuará nos casos de eventuais interrupções dos serviços de telecomunicações, decorrentes ou não de falhas nas redes, e que, por conseguinte, afetem a qualidade dos serviços previstos na regulamentação vigente”.
No entanto, trabalhadores locais, como Edmundo do Amaral, dono da Gráfica Fotoplim, observaram, ainda, uma maior frequência de quedas de energia. “Têm sido quase que diariamente, às vezes cai e volta, e isso traz um certo dano aos nossos equipamentos”, relatou. O empreendedor Josildo também expôs a mesma situação nas redondezas do seu bar. Após ser indagada com esses casos, a Neoenergia alegou, em nota, não haver registros de oscilações nestes bairros durante o ano.
Yorumlar