O Poste apresenta programação de espetáculos em outubro
- Isadora Alves & Milena Freire
- 7 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de out. de 2024
Ocupação, que reforça a luta antirracista através da representatividade negra artística, prepara performances para este mês

O grupo teatral O Poste: Soluções Luminosas, segue durante o mês de outubro com programações que protagonizam abordagens afro-indígenas, religiões de matrizes africanas e ancestralidade. O projeto, que acontece desde maio e seguirá até dezembro deste ano, continua com um período recheado de produções realizadas, em sua maioria, por artistas pretas(os) e/ou indígenas. Diferentemente dos meses anteriores, no entanto, outubro contará com dois shows: neste sábado (5), com o “Ose Nibu Omi: A Guardiã de Òrúnmìlá”, interpretado pela cantora Gabriela Sampaio, e no dia 25 será a vez do grupo “Edún Àrá Sangô", com o show “Elo”.

A Ocupação Espaço O Poste é viabilizada através do incentivo do Programa Funarte e as apresentações são realizadas no espaço físico do coletivo, localizado na Rua do Riachuelo, 641, na Boa Vista. No programa, constam sempre espetáculos musicais, de dança, contação de histórias e teatro. A ocupação, que em novembro comemora 20 anos de existência dentro do meio artístico, também apresenta ao público “Ombela”, peça teatral que aborda desde temas sobre a cultura africana até o protagonismo do sagrado feminino.
Renna Costa, atriz e poeta, que integra o espetáculo “O problema é a cerca”, agendado para 19 de outubro, acredita que a pauta de O Poste vai muito além das apresentações culturais. “Fico muito feliz de fazer parte dessa ocupação. Enquanto artista independente e travesti, essa iniciativa me coloca num lugar de representatividade”, afirma. Já Cecília Cha, estudante e atriz do Núcleo de Pesquisa Teatral “O Postinho”, coletivo de jovens artistas que estreará em novembro, reforça a importância da ocupação e da proposta do programa dentro do local. “A gente está vendo muitas pessoas chegando pela primeira vez e, em sua maioria, são pessoas pretas. Rola essa identificação”, ressalta.
Para adquirir os ingressos dos espetáculos antecipadamente, basta acessar a plataforma do Sympla ou o link da biografia do instagram @oposteoficial. A peça “Àwon Irúbgin”, que estreia dias 22 e 23 de novembro pelo núcleo O Postinho, contará com um ensaio aberto ao público no dia 24 de outubro, às 18h, na sede do coletivo.
Comments