top of page

LBV na preparação para jogos estaduais da pessoa idosa

  • Foto do escritor: Débora Reis, Letícia Monteiro & Nilton de Souza
    Débora Reis, Letícia Monteiro & Nilton de Souza
  • 8 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Evento, que inicia no próximo dia 16, terá competições de basquete, voleibol e handebol


Os idosos do LBV praticam esportes durante todo o ano. Foto: Banco de imagem da LBV/Reprodução

Na próxima quarta-feira, dia 16, começam os Jogos Estaduais da Pessoa Idosa da Região Metropolitana do Recife (RMR). O evento é promovido pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE-PE) e o tema deste ano é “Santos Dumont: 50 anos de inclusão social pelo esporte e lazer”. Com competições de basquete, voleibol e handebol, o número de times esperado para esta edição é de cerca de 30 grupos de idosos de toda a RMR.


Neste mês, comemora-se o Outubro Prata, dedicado à valorização da pessoa idosa. A organização Legião da Boa Vontade do Recife (LBV), trabalha desde 1976 com ações sociais voltadas para grupos em situação de vulnerabilidade no centro da cidade e participa já há 12 anos, com o grupo de idosos ‘Vida Plena’, de jogos tanto estaduais quanto municipais.


Idosas da Legião da Boa Vontade do Recife participaram da última edição dos jogos da Prefeitura do Recife. Foto: Nilton de Souza/Entrepontes

O grupo esteve nos jogos promovidos pela Prefeitura do Recife que aconteceram entre os dias 4 e 13 do mês passado, no Geraldão, com o tema “Mulheres que Inspiram”. O evento contou com uma caminhada de 2km e práticas esportivas como atletismo, voleibol e handebol. Gorrett Moraes, 65, participou dos jogos representando a LBV e reforça a importância de iniciativas dessa natureza para a terceira idade. “Competições assim geralmente são para pessoas mais jovens e isso nos faz sentir incluídas nesse público”.


Maria das Dores de Melo, 78, participou dos jogos da prefeitura e irá representar o “Vida Plena” na edição estadual da competição. Ela contou que os jogos a ajudaram a superar a ansiedade e a depressão e que está muito feliz em se juntar ao seu grupo da LBV, instituição que integra há 6 anos, nos jogos de Pernambuco.


A educadora social Andrea Santana e Maria das Dores, idosa da instituição. Foto: Nilton de Souza/Entrepontes

Além dos jogos promovidos pelo Estado e pela Prefeitura do Recife, os idosos da LBV contam com programas de esportes oferecidos na própria organização. Andrea Santana, educadora social responsável por esse grupo, comenta que o cronograma de práticas esportivas é construído de acordo com o desejo dos idosos. A instituição promove aulas de zumba e de esportes como voleibol e futsal, todos adaptados para os idosos.


A LBV é uma associação civil sem fins lucrativos, que sobrevive à base de doações, e segundo Camila Mota, assessora de comunicação da organização, eles não têm capacidade de atender mais nenhuma pessoa idosa, porque já acomodam 140. Os interessados em doar para a instituição devem acessar o site www.lbv.org para mais informações. O valor mínimo é de R$ 1.

Kommentare


bottom of page