top of page

Janela Internacional de Cinema marca reabertura do São Luiz

  • Foto do escritor: Ana Célia Silva
    Ana Célia Silva
  • 31 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Após dois anos de reformas, espaço retorna com programação de mais de 100 filmes em novembro



Cinema-ícone da cidade, o São Luiz, localizado no bairro da Boa Vista, no Recife, reabre suas portas após dois anos de reformas estruturais, recebendo a 15ª edição do Festival Janela Internacional de Cinema. A partir de 1º de novembro, o festival apresentará 55 sessões especiais, com uma seleção de mais de 100 filmes, marcando a reabertura de um dos principais espaços culturais da cidade. A programação se estende até o dia 8 de novembro.


Cartaz oficial do XV Janela Internacional de Cinema. Foto: Reprodução/@janeladecinema

Fechado desde maio de 2022, após fortes chuvas que afetaram a capital pernambucana, o Cinema São Luiz passou por uma série de obras para recuperação de sua estrutura. A reabertura é uma etapa significativa para o espaço, que completa 72 anos e se prepara para receber antigos frequentadores e conquistar novos públicos. Segundo Gustavo Coimbra, gestor do São Luiz, a parceria com o Festival Janela Internacional é um marco importante: “Eu e toda a equipe ficamos muito felizes quando foi oficializada essa parceria de reabertura, já que o São Luiz tem uma tradição em acolher grandes e pequenos festivais, mostras e lançamentos. Reabrirmos com um festival como o Janela Internacional, que é um grande aliado, com uma programação tão rica, é motivo de grande satisfação”.


O projetista Miguel Tavares também compartilha a expectativa em torno do retorno do cinema: “Ficamos muito tempo com o São Luiz fechado, e é uma alegria imensa finalmente termos uma data concreta para a reabertura. E saber que ela está tão próxima é ainda mais emocionante. O público pode esperar, pois o cinema estará brilhante como nunca”.


A 15ª edição do Festival Janela Internacional de Cinema é coordenada pelo programador Pedro Azevedo Moreira, com produção de Juliana Soares e Dora Amorim, e direção artística de Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux. O público terá a oportunidade de assistir a uma ampla variedade de longas-metragens, seguidos por debates e rodas de conversa com diretores e realizadores sobre as obras exibidas. Em breve, a data de início das vendas de ingressos será divulgada no site Sympla.


Após o festival, o Cinema São Luiz retomará suas atividades de forma parcial, com sessões aos fins de semana, enquanto a segunda fase das obras segue em andamento. A retomada é um passo importante para manter viva a tradição do espaço e fortalecer sua relevância no cenário cultural recifense.

コメント


bottom of page