top of page

Galeria recebe exposição fotográfica sobre obra de Brennand

  • Foto do escritor: Letícia Monteiro
    Letícia Monteiro
  • 18 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Evento na Arte Plural, no Bairro do Recife, fica em cartaz por um mês e conta com onze obras



A exposição “Como uma pedra” ocupa a Arte Plural Galeria (APG), no Bairro do Recife, desde o dia 23 de outubro, reunindo onze fotografias de Isaías Belo que retratam o processo de criação da escultura Santa Imaculada Conceição, de Francisco Brennand. As imagens, capturadas em 2006 a convite do próprio escultor, oferecem um olhar intimista sobre a concepção da obra, acompanhando sua execução e a dinâmica envolvida na criação. Impressas em papel Fine Art e com moldura e vidro, as fotos variam entre os tamanhos 30x45 e 50x70 cm.


Isaías Belo, conhecido por sua técnica artesanal de fotografia apelidada de “Foto na lata” — ou pinhole, técnica em que a luz passa por um minúsculo orifício em uma lata, reproduzindo o efeito da câmera escura —, traz para a mostra o preto e branco característico de seu trabalho. Essa abordagem, que utiliza métodos artesanais e retrata cenas em preto e branco, explora uma estética que desafia as convenções visuais de cor e adentra os detalhes da obra de Brennand. “A fotografia é uma arte elevada, e escolhi o pinhole como uma forma de fazer arte”, comenta Belo, que também é artista visual, arte-educador e ambientalista.


Belo iniciou sua trajetória autoral em 1999, aprofundando-se no estudo, ensino e desenvolvimento de técnicas alternativas em fotografia. Suas obras, com gradações da escala de cinza, trazem uma profundidade que revela o universo das figuras retratadas. Ao preferir o preto e branco, Belo busca uma estética que confronta a familiaridade do olhar acostumado com a presença de cores, destacando os contrastes e os detalhes sutis de cada imagem.


Juliana Barreto, gerente da Arte Plural Galeria. Foto: Letícia Monteiro/Entrepontes

A mostra está em cartaz na Arte Plural Galeria, espaço inaugurado em 2005 e reconhecido por sediar importantes eventos artísticos na capital pernambucana. Juliana Barreto, gerente da galeria há quase uma década, comenta sua expectativa de aumento de público, especialmente com a chegada da exposição fotográfica de Roberta Guimarães, prevista para abrir em 13 de novembro.


Localizada na Rua da Moeda, 140, no Bairro do Recife, a Arte Plural Galeria funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h. A exposição “Como uma pedra” está no primeiro piso, com entrada gratuita e sem necessidade de cadastro. O público poderá visitar a mostra até o dia 23 de novembro.

Comments


bottom of page