top of page

Fundação Terra celebra 40 anos com exposição no Recife Antigo

  • Foto do escritor: Débora Reis, Letícia Monteiro & Nilton de Souza
    Débora Reis, Letícia Monteiro & Nilton de Souza
  • 4 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

O evento conta com 40 fotografias para comemorar os 40 anos da fundação



Nesta quinta-feira (26), ocorreu a abertura da exposição “Fundação Terra: 40 anos de solidariedade”, que teve curadoria da fotógrafa e professora universitária Renata Victor. O evento, que apresenta 40 fotografias que celebram as quatro décadas de trabalhos da Fundação Terra, está acontecendo na Torre Malakoff, centro do Recife. Na inauguração da mostra, jovens apoiados pela fundação lideraram as atrações culturais.


Os grupos “Boi Brilhoso da Terra” e o “Coco Fulô do Barro” foram os responsáveis pelas apresentações artísticas, formados por crianças e adolescentes da cidade de Arcoverde (PE). O público presente na Torre Malakoff assistiu a uma apresentação de bumba meu boi e de uma roda de coco, que durou até a abertura da exposição de fotos. Os dois espetáculos retratam uma parte da cultura forte que ainda resiste no interior do Estado.


A exposição está dividida em duas salas no primeiro andar da Torre Malakoff. As fotos têm como tema as atividades realizadas pela fundação nas áreas de educação, saúde e ação social a partir do olhar dos fotógrafos. Além das imagens, a mostra reúne roupas e objetos que retratam a cultura de Arcoverde e há também um ambiente sonoro intitulado “Ala da saúde”, que apresenta depoimentos de pacientes e profissionais do Mens Sana, centro de reabilitação da organização.


O Entrepontes conversou com a curadora da exposição e coordenadora dos cursos de jornalismo e fotografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Renata Victor, que refletiu sobre a experiência. “Ser curadora dessa feira é um grande prazer e honra porque o trabalho da Fundação Terra é lindo, essencial e salva vidas, então, isso não tem preço”.


A Fundação Terra é uma entidade civil sem fins lucrativos que nasceu na cidade de Arcoverde com o objetivo de ajudar os mais necessitados. A coordenadora do Setor Social da Fundação, Christiane Casal, ressaltou o projeto “Casa da Fraternidade”, que possui o objetivo de acolher jovens do interior que não têm condições de se manter no Recife.


As fotos expostas foram escolhidas em uma seleção organizada pelo curso de fotografia da Unicap. A premiação teve três ganhadores, sendo Arthur Botelho, estudante de história da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o vencedor. Arthur comentou que se identifica com os valores da Fundação Terra e se interessou especialmente pela Casa Domus Christi, abrigo para idosos da fundação, onde fez a foto vencedora da noite.


A exposição estará aberta à visitação até o dia 27 de outubro, na Torre Malakoff, situada na Praça do Arsenal, bairro do Recife. O local funciona das 10h às 17h, de terça a sexta, e das 14h às 18h, no domingo.

Comments


bottom of page