top of page

Faltando um mês para o Enem, alunos se preparam para o exame

  • Foto do escritor: Lara Duarte & Pedro Magulha
    Lara Duarte & Pedro Magulha
  • 8 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de nov. de 2024

A 27ª edição da série de provas tem maior número de inscrições em cinco anos: 5 milhões de participantes


Cadernos de provas do Enem possuem cores diferentes como estratégia para evitar “cola” e trapaças. Foto: Reprodução/Gabriel Ramos /Shutterstock

Faltando menos de um mês para o 27º Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos e professores utilizam de estratégias para fazerem o melhor preparo possível para a prova. Neste ano de 2024, o Enem registra seu maior número de candidatos desde 2020, com 4,3 milhões de participantes, sendo 275.543 em Pernambuco.



A avaliação é tratada como uma das mais importantes do País, pois através dela é possível aplicar para todas as universidades públicas e privadas do Brasil, além de algumas do exterior. Com isso em mente, os professores desenvolvem diversas estratégias e métodos para que os alunos possam se preparar do melhor modo possível.


Luiz de Souza é professor de redação e coordenador de um colégio do Recife, e reforça a importância da adaptação do aluno nesse período. “Agora o importante é que a gente comece a habituar os meninos à prova. Então, acostumar os estudantes à execução de simulados e redações para que eles possam pegar o jeito e as dicas da reta final”, declarou.


Luiz também comenta sobre o incremento no número de participantes. “O aumento de inscritos tem uma ligação direta com o programa do governo, que deu incentivo aos alunos para fazerem o Enem. Logicamente, com mais alunos fazendo prova, a concorrência aumenta, mas isso para quem está preparado não é um fator que amedronte". Entretanto, mesmo abrindo muitas oportunidades, o peso da prova pode acabar sendo um empecilho psicológico para os estudantes.


Júlia Tildes, aluna do 3° ano do ensino médio que fará o Enem em 2024. Foto: Reprodução/Instagram @juliatildes

Julia Tildes fará o exame esse ano e, para ela, as expectativas desenvolvidas por pessoas próximas pode atrapalhar. “Vejo o Enem como uma oportunidade muito boa de inserção numa faculdade pública, mas acho que há uma pressão externa – da família e do colégio – que contribui para uma autocobrança muito grande. Acaba que o ‘passar no Enem’ se torna um objetivo muito forte”, analisa.

O Enem ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro e contará com mais de 10 mil locais de aplicação. Os portões serão abertos em todo o País às 12h no horário de Brasília e se fecham às 13h. Para fazer a prova, é obrigatório levar documento oficial com foto e caneta esferográfica transparente de cor preta.

Comments


bottom of page