Expectativa para o Enem 2024 toma conta do centro do Recife
- Isadora Alves
- 14 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Exame mobilizou mais de 4 milhões de inscritos em todo o Brasil e ocorreu nos últimos domingos (3 e 10)

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agendado para o dia 3 e 10 de novembro, alunos e professores dobram seus esforços durante a última semana de preparação. A prova, que terá 5 horas e meia de duração, começará às 13h30. A abertura dos portões está prevista para às 12h e o fechamento, às 13h, no horário de Brasília.
Conforme dados coletados pelo Ministério da Educação (MEC), o Enem deste ano contabiliza exatos 4.325.960 de inscritos, dos quais 1,6 milhão é concluinte do ensino médio. Esse número representa um aumento de quase 10% em relação à edição de 2023, evidenciando a relevância do exame para o ingresso em universidades públicas e federais em todo o Brasil.

Dentro desse contexto de competitividade entre candidatos, alunos de cursinhos, como os do "Os Caras de Pau Vestibular", intensificam suas preparações para se destacarem. Wilaine, uma das estudantes, compartilha a estratégia. “Eu me preparo vindo para cá e fazendo muitas questões. Acho que isso é essencial, você aprende a responder melhor e pega dicas importantes para se sair bem na prova”, declara. Apesar de enfrentar desafios, especialmente em matemática, a estudante ressalta a importância do apoio dos professores e dos materiais disponibilizados pelo curso.
Marlyo, professor de história que atua há 12 anos na área, enfatiza que sua função vai além do ensino de conteúdo. “Ser professor é ser uma figura de educação e, mais do que isso, é ser alguém que escuta e percebe o que não é dito. É ter a sensibilidade de prezar pela saúde mental dos alunos, além de ensinar”, afirma.
Para auxiliar os estudantes a aliviarem o estresse e a ansiedade, o cursinho oferece diversas atividades ao longo do ano. Matheus, coordenador pedagógico, destaca a importância das oficinas de fotografia e outras programações lúdicas. “São oficinas de teatro, imprensa, fotografia que podem ser vistas como hobbies, mas que também ajudam o estudante a relaxarem e se desenvolverem academicamente”, explica. Além disso, o planejamento de estudos individualizado permite que cada aluno organize sua rotina de forma a maximizar seu aprendizado.
O exame incluirá 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e a redação, que deve seguir a estrutura dissertativa-argumentativa. Os candidatos devem apresentar um documento oficial com foto e caneta esferográfica transparente de tinta preta. Para mais informações sobre a prova, acesse o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em www.gov.br/inep.
Comments