Ex-aluno da Unicap disputará Campeonato Paraolímpico na Argentina
- Carlos Eloi & Luís Ernesto
- 17 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atleta, que ganhou duas medalhas no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, vai representar o Brasil entre os dias 11 e 13 deste mês em Buenos Aires

Lucas dos Santos Carvalho, formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), participará do Campeonato Paraolímpico de Tênis de Mesa da Argentina, de 11 a 13 de outubro. Na última semana, o atleta participou do Campeonato Mundial de Tênis, em São Paulo, e conquistou duas medalhas. Lucas chega em Buenos Aires como o brasileiro mais bem posicionado na categoria classe 9, que abrange atletas com deficiência nos membros inferiores.
“Foi jogando pela Unicap onde eu conquistei os meus títulos mais expressivos aqui no Brasil. Meu principal sonho seria continuar jogando, conseguir viver do tênis de mesa”, destaca. Ele também fala que uma de suas metas é participar dos Jogos Paraolímpicos de Los Angeles, em 2028, e ressalta que o objetivo não é uma obsessão, porque já conquistou muito com o esporte.

Com 25 anos, Lucas está na 29ª colocação mundial em sua categoria e na 123º colocação geral de homens em pé. Entre seus mais de 35 títulos, se destaca a conquista do ouro por equipes, no ParaPan 2017, em San José (Costa Rica), e a prata individual no ParaPan 2023, em Santiago (Chile).
No tênis de mesa paraolímpico existem 11 classes: as classes de 1 a 5 incluem atletas com cadeiras de rodas; 6 a 10 englobam deficiências de membros que jogam em pé; e a classe 11 abrange atletas com deficiência cognitiva. Lucas compete na classe 9, que inclui mesa-tenistas com problemas físicos nos membros inferiores e que disputam em pé.
Ainda em seus primeiros meses de vida, Lucas adquiriu a deficiência nas pernas por conta de um neuro blastoma. Aos 12 anos, teve o primeiro contato com a modalidade que o faria ganhar o ouro, inicialmente jogando pingue-pongue apenas por lazer. Quando mudou para um colégio na zona norte do Recife, conheceu o treinador Paulo Matos, que viu nele talento e aptidão para se tornar um grande atleta. Em 2012, Lucas passou a integrar a equipe da Unicap e, desde então, começou a se destacar em diversos torneios.
Comments