top of page

Engajamento de jovens eleitores aumenta em 2024

  • Foto do escritor: Lara Duarte & Pedro Magulha
    Lara Duarte & Pedro Magulha
  • 18 de set. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 23 de set. de 2024

Parcela passa a representar mais de 1% do eleitorado de Pernambuco



O número de eleitores jovens com idade entre 16 e 17 anos cresceu 78% no Brasil em relação as eleições municipais de 2020, alcançando 1.8 milhão de cidadãos aptos para votar, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Pernambuco a porcentagem de crescimento chegou aos 59,19%, o resultado marca uma quebra na sequência negativa que perdurava desde 2012.


Atualmente, 105.472 jovens abaixo de 18 anos têm título eleitoral e estão em condições de escolherem seus representantes. Essa parcela representa 1,47% de todo o eleitorado, aumento significativo se comparar com a quantidade apresentada em 2020, de 66.255.


Helen Soares, 17, é uma adolescente que, assim como os outros 100 mil, escolheu desempenhar seu papel de cidadã. “Pretendo votar, acredito que nós devemos exercer o nosso dever como cidadãos, uma vez que, nós podemos e devemos cobrar melhorias das instituições que cuidam dos nossos direitos.”


Como não há obrigação eleitoral para essa parcela da população, o principal desafio dos candidatos é fazer com que esse percentual demográfico se interesse em sair de casa para depositar seu voto.


Em conversa com Ste Vilela, candidata a vereadora da cidade do Recife, ela discorre sobre o assunto, “Nós somos mais de 20% da população, e quando a gente tem esse reflexo de quem dá a canetada não são jovens... E aí, dialogar com essa juventude que está dentro da rede social é de fundamental importância. Então, se você passa a entender que teu voto pode inserir pessoas na política, que vai pensar políticas para você, então você vê a potência que tem o voto.”

留言


bottom of page