Câmara do Recife tem recorde de mulheres eleitas
- Nilton de Souza
- 12 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Pleito municipal deste ano elegeu oito vereadoras, maior bancada feminina da história da casa

A eleição municipal do Recife esse ano, que aconteceu no início do mês de outubro (06), marcou um passo importante na trajetória política da cidade. A Câmara Municipal do Recife (CMR) terá, a partir de 1º de janeiro de 2025, a maior bancada feminina da sua história: serão oito cadeiras ocupadas por mulheres no cargo de vereadora.
Esse ano eleitoral foi atípico para o município, porque o número de vereadores que poderiam ser eleitos foi menor. Segundo a Constituição Federal, se a população do Recife tiver até 1,5 milhão de habitantes, a quantidade de representantes legislativos na Câmara Municipal deve ser de 37 parlamentares. De acordo com os dados do Censo 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem 1.488.920 habitantes, o que, portanto, resultou na diminuição de vagas para vereador na CMR, que antes totalizavam 39.

A primeira mulher a ser eleita vereadora no Recife foi Julia Santiago, filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em 1947. Cida Pedrosa é a representante atual da sigla desde 2021 na CMR e esse ano foi reeleita para o seu segundo mandato. Ela observa o aumento da bancada feminina como fundamental. “A lei deveria mudar e garantir que uma cota existisse para que 30% das câmaras fossem compostas por mulheres, no mínimo, para gente conseguir cada vez mais erradicar esse modo patriarcal de governar o mundo”, comenta.
Para Paulo Rogério, diretor do Departamento Legislativo da CMR, o fato de o número de vereadoras ter aumentado, mesmo numa eleição na qual ocorreu a redução de vagas para o cargo, é muito importante. “Nós temos, aqui na Câmara, comissões permanentes que precisam ser chefiadas exclusivamente por elas, como a Comissão de Políticas Públicas para as Mulheres”. Ele acredita também que esse aumento pode incentivar mais mulheres a buscarem participar futuramente da política.
Das oito vereadoras, três foram eleitas pela primeira vez, sendo elas Flávia de Nadegi, do Partido Verde (PV), Kari Santos, do Partido dos Trabalhadores (PT), e Jô Cavalcanti, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Elas e os outros 29 vereadores vão passar pela cerimônia de diplomação, evento no qual recebem um certificado que comprova que concorreram e foram eleitos, que acontecerá no dia 16 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda, às 16h.
Serão disponibilizados 600 lugares para o público em geral que quiser participar do evento. Além disso, será montado um telão na área externa do Cecon-PE para aqueles que não conseguirem assentos.
Comments