Comissão de pessoas com deficiência realiza 1ª reunião
- Sérgio Caneca
- 5 de abr.
- 1 min de leitura
Colegiado é formado por Gilmar Júnior e Sileno Guedes, como presidente e vice

A Comissão de Defesa de Pessoas com Deficiência e Atipicidades da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) iniciou, na última terça-feira (25), a sua primeira reunião de distribuição de pautas. O colegiado é composto pelos deputados Gilmar Júnior (PV), como presidente, e Sileno Guedes (PSB), como vice, e tem como objetivos promover a acessibilidade e facilitar o acesso à justiça, com o intuito de assegurar a reparação de danos morais ou patrimoniais por meio de órgãos judiciários e administrativos.
A comissão foi estabelecida no dia 1º de fevereiro, pela Resolução nº 2.003/2024, que modificou o Regimento Interno da Alepe. Luiz Filipe, assessor de Sileno Guedes, relata que “o colegiado funciona como uma instância de articulação com o Poder Executivo e outras instâncias da sociedade para ajudar a dar vez e voz às pautas das pessoas com deficiência e atipicidades”.

Gabriel Abath, jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pessoa com deficiência, acredita que o papel da comissão é impulsionar políticas públicas inclusivas. “É necessário promover a inclusão tanto no âmbito jurídico e legislativo quanto na conscientização da sociedade”, afirma. Para ele, a prioridade deve ser a infraestrutura urbana: “É muito grave o problema na cidade do Recife — e acredito que em Pernambuco como um todo. Calçadas inadequadas, ausência de rampas e o transporte público muitas vezes inacessível são questões urgentes”. Gabriel espera que, com a atuação da comissão, esses problemas sejam enfrentados e que a inclusão se torne realidade.
Comments