Com duas décadas de história e resistência, Passa Disco encerra as atividades
- Maria Júlia Holanda & Sofia Souza
- 25 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Símbolo musical pernambucano fecha as portas por causa da baixa em vendas agravada pela pandemia

A Passa Disco, tradicional loja de discos e vinis, abalou Recife ao anunciar o encerramento das suas atividades através das redes sociais. A loja, localizada no bairro do Espinheiro, já tem duas décadas história e resistência e foi no período da pandemia, quando todos os setores foram afetados, que Fábio Cabral, proprietário do estabelecimento, percebeu a grande mudança no cenário musical da capital pernambucana.
Além do abalo econômico que a pandemia causou, o crescimento das plataformas de streaming também mexeu financeiramente com a Passa Disco. Segundo a Pró-música Brasil, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras do país, as plataformas digitas representam atualmente 86,2% do produto fonográfico brasileiro, enquanto o CD e vinil são apenas 0,5%.

“Teve aquele período enorme da pandemia sem lançamento, depois aqueles álbuns que foram lançados virtualmente, não lançaram no físico... comecei a pegar discos usados, mas só com eles a loja não se paga, o projeto não fecha. Eu dizia ‘vai melhorar, vai melhorar, vai melhorar’, mas não melhorou”, lamenta Fábio.
Com as vendas que começaram a ser feitas também de forma online após 2020, a frequência dos consumidores na loja física diminuiu, como relata o grande fã de música e cliente antigo, Paulo Ratis: “Eu parei de frequentar as lojas justamente na pandemia. Aí voltou da pandemia, mas eu só voltei a frequentar no ano passado... nunca mais tinha vindo aqui”.
O encerramento oficial da loja acontecerá no próprio estabelecimento (rua da Hora, 345, Espinheiro) dia 28, das 11h às 18h, e contará com o lançamento do livro “Imagens de 1 Década de Sons”, de Luciana Ourique, além da última edição da “Feira de Vinil da Passa Disco” e da participação dos DJs Ary Falcão e Dolores. Segundo o proprietário, “a Passa Disco começou com festa e vai encerrar com festa”.
Comments