top of page

Bloqueio na Ponte Giratória vem causando contratempos no centro

  • Foto do escritor: Sofia Souza
    Sofia Souza
  • 1 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Interdição para obras de restauro sobrecarrega vias alternativas e gera queixas de motoristas e pedestres 


Bloqueio na Ponte Giratória. Foto: Salvio Pereira/Reprodução

A Ponte Giratória, oficialmente chamada Ponte 12 de Setembro, é uma das mais conhecidas no centro do Recife, e está interditada há um ano para obras de restauro estrutural. A paralisação tem causado transtornos para pedestres e motoristas, especialmente para aqueles que utilizavam a ponte para se deslocar entre a Zona Sul e o Bairro do Recife, ou como rota para a Zona Norte.


A ponte servia como uma rota estratégica para reduzir o tempo de deslocamento no centro. Para Milton Cristiano, 64, que há anos utiliza essa rota, a interdição foi um choque. Em um trajeto recente entre Boa Viagem e o Shopping Tacaruna, ele enfrentou dificuldades para encontrar sinalização de rotas alternativas. “Mesmo de moto e desviando, fiquei preso no trânsito, principalmente porque estava no início do horário de pico”, conta.


Trânsito em frente ao terminal do Cais de Santa Rita. Foto: Salvio Pereira/Reprodução

Motoristas de aplicativos que circulam pela região também sentem o impacto. Um motorista, que preferiu não se identificar, reclama da mobilidade prejudicada após o bloqueio e das novas rotas sobrecarregadas. “Esse trânsito aqui não era assim. Tudo isso é por conta da interdição da ponte”, afirmou, referindo-se à Ponte Maurício de Nassau, que assumiu o fluxo como rota alternativa.


A reportagem do Entrepontes entrou em contato com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), responsável pela mobilidade urbana do Recife. Em nota, a CTTU afirmou que os desvios alternativos foram planejados previamente e que o impacto no trânsito foi minimizado. Após a conclusão da obra, prevista para março de 2026, a ponte será reaberta exclusivamente para veículos de passeio, restringindo o tráfego de veículos de grande porte.


A CTTU orienta os motoristas a utilizarem a Ponte Maurício de Nassau como alternativa. Ela, por sua vez, teve o fluxo ajustado para facilitar o deslocamento de quem vem da Zona Sul em direção ao Bairro do Recife. Linhas de ônibus que utilizavam a Ponte Giratória, como a 107-Circular (Cabugá/Prefeitura), também foram redirecionadas para a Maurício de Nassau.

Comments


bottom of page