Bastidores e desafios de João Campos no Roda Viva
- Ana Clara Robalinho
- 11 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Prefeito reeleito de Recife esteve presente no programa da TV Cultura na última segunda

Na última segunda-feira, o prefeito do Recife, João Campos, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), participou de uma entrevista ao vivo no programa Roda Viva, transmitido pela TV Cultura, às 22h. O programa, conhecido por sua abordagem crítica e direta, ocorreu no estúdio da emissora em São Paulo e contou com a presença de jornalistas renomados. Campos, que enfrenta desafios em sua gestão, como problemas na saúde pública e mobilidade urbana, foi questionado sobre suas políticas e ações na cidade. A entrevista acabou figurando como uma oportunidade para esclarecer propostas e justificar decisões, num momento de crescente pressão da opinião pública e da oposição.
A equipe do programa, conhecida por suas perguntas incisivas, passou dias se preparando. O cenário foi cuidadosamente montado, com iluminação e som ajustados para garantir a melhor qualidade técnica. O clima nos bastidores era de expectativa, já que, mesmo não sendo estreante na TV, era a primeira vez de João Campos no programa Roda Viva, com tanta visibilidade nacional. Ele chegou acompanhado de dois deputados estaduais de Pernambuco, a namorada e também política Tábata Amaral e o secretário e chefe do Gabinete de Imprensa Gilberto Prazeres.

“Eles (equipe do prefeito) transitaram com tranquilidade. Campos parecia estar em casa. Foi recepcionado por diretores da emissora, conversou, tirou fotos, nem vi se ele comeu alguma coisa, tinham uns lanchinhos por lá. Antes de começar o programa, cada um se sentou nos seus lugares: entrevistado, entrevistadores, a equipe de João Campos. Todos separados. Ninguém interferiu em nada durante a exibição do programa, o prefeito era o único que se levantava só para tomar água e, na maioria das vezes, trocar umas palavras com a mediadora, Vera Magalhães”, comenta Betânia Santana, jornalista pernambucana (Folha de Pernambuco), que fez parte da equipe de entrevistadores.
João Campos parecia bem-preparado. Mesmo estando um pouco nervoso no começo, ao decorrer do programa demonstrou mais confiança. “Ele respondeu a tudo no mesmo tom, enrolou em vários momentos e em todos falou o que quis”, acrescenta Betânia. No final do programa, a equipe de Campos parecia aliviada. Apesar das pressões, o prefeito conseguiu apresentar suas ideias, embora tivesse enfrentado críticas contundentes.
Betânia Santana ainda falou sobre a experiência de entrevistar o prefeito de Recife no programa Roda Viva. “Foi um grande desafio. Embora eu o tenha entrevistado algumas vezes, era a primeira na TV, e de cara a primeira em nível nacional. Foi incrível. Eu acabei ficando a maior parte da minha trajetória nos bastidores, ajudando na edição ou editando, então essa oportunidade me ajudou na minha descoberta como repórter”.
Comments