Abrasel-PE prevê aumento das vendas do setor no fim do ano
- Aleksandro Maior
- 1 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Entidade projeta melhora de até 15% no faturamento, apesar de dificuldades enfrentadas em setembro

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE) está otimista com o desempenho do setor para os meses finais de 2024. A entidade projeta um crescimento de até 15% nas vendas, impulsionado pelas festas de confraternização, Natal, Ano Novo e pelo turismo na Região Metropolitana do Recife (RMR). O otimismo ocorre após uma queda de 4% registrada em setembro, reflexo de um período de desafios para o setor.
Entretanto, o aumento dos custos com insumos continua a pressionar os estabelecimentos. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) subiu 1,34% em outubro, e a taxa do grupo de matérias-primas brutas no Índice de Preços ao Produtor (IPA) saltou de -0,86% para 3,94%, refletindo o impacto nos preços da carne bovina e outros alimentos. “Os preços dos alimentos não param de subir. Manter os valores do cardápio está cada vez mais difícil com a inflação e o aumento constante dos custos das matérias-primas. Desde a pandemia, a situação é apertada, mas estamos confiantes que o movimento melhore neste fim de ano”, comenta Cleiton Lima, proprietário da churrascaria Carnes e Galetos.

Segundo a Abrasel-PE, 55% dos estabelecimentos ainda operam no vermelho desde a pandemia, e as festas de fim de ano representam uma esperança para reverter esse cenário. “Realizamos uma pesquisa e identificamos que mais da metade dos bares e restaurantes ainda enfrenta prejuízos. Nossa grande expectativa está nas datas comemorativas e no turismo, especialmente com os shows programados na orla de Boa Viagem. Esperamos que essas iniciativas alavanquem as vendas”, declara Rhaissa Soares, diretora executiva da Abrasel-PE.
Em 2023, o setor de alimentação fora do lar registrou um aumento de 7% no faturamento durante os últimos meses do ano, alimentando as expectativas dos comerciantes para 2024. “O mercado fica aquecido nesta época do ano, com o aumento do fluxo de clientes devido às confraternizações e festas. Também recebemos muitos turistas. Só esta semana, atendemos franceses, portugueses e até chineses. Tudo isso nos deixa animados para dezembro”, relata Daniel França, gerente do Frederik Ice Coffee.
Comments